Fotografia
TIF ou TIFF – Formato que preserva a qualidade da imagem sem comprimir, porém, ocupa muito espaço no cartão de memória. Oferece uma qualidade melhor para impressão.
Exposição
O tempo de exposição (Shutter Speed) se relaciona com o tempo que o diafragma da câmera permanece aberto para receber luz. Assim, podemos aproveitar a luz do ambiente. É importante manter a câmera firme para não comprometer a qualidade da foto (ex: usar tripé).
-Valor da Exposição
Em condições de luminosidade inadequadas, é possível mudar as medidas feitas pelo fotômetro das câmeras, se a câmera permitir. O ajuste é feito mudando o EV, Exposure Value, valor que combina a sensibilidade do sensor com a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. O ajuste permite que o fotógrafo faça ajustes, em geral, de até –2.0 EV para escurecer e +2.0 EV para clarear. A quantidade por ajuste varia de acordo com as câmeras, mas o comum é 0.5 por ajuste.
Abertura do diafragma
A abertura (aperture), o valor da abertura é definido através de "F/x". Quanto maior o valor "F/x", menor a abertura do diafragma. “F” é o diâmetro da lente.
Uma abertura grande (F/x baixo) é geralmente recomendada em situações de pouca luz, assim como um tempo de exposição alto. Apesar disto, nem sempre apenas uma alta abertura é o suficiente para fotos com pouca luz, geralmente precisando ainda assim de um alto tempo de exposição. Porém, a abertura é muito priorizada para se trabalhar com efeitos de profundidade de campo, à distância à frente e atrás do assunto principal em que os elementos ficam em foco. Uma abertura grande prioriza o primeiro plano da imagem, desfocando o segundo.
Uma abertura pequena aumenta a profundidade de campo, sem priorizar uma área especificamente. Uma abertura grande é interessante para uma foto de uma pessoa que está em primeiro plano, desfocando o fundo da foto; e uma abertura pequena é interessante para uma paisagem, onde a intenção é que toda a imagem fique em foco. Imagine