experiências
(Experiência 11)
Profº. Abrahão Suster
Objetivos
Compreender e manipular os parâmetros que afetam as velocidades das reações químicas; Desenvolver habilidades por meio do tratamento gráfico dos dados experimentais; Reconhecer tendências e relações a partir de dados experimentais.
Introdução Teórica
A cinética química é o estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas. A velocidade de uma reação química é uma medida de quão rapidamente um reagente é consumido ou um produto é formado. A velocidade de uma reação química é influenciada por diversos fatores: Pelas propriedades dos reagentes; Pelas concentrações dos reagentes; Por meio da temperatura; A presença de catalisadores (aumentando a velocidade da reação); O estado de agregação da matéria; A área de contato. À medida que uma reação é processada os reagentes são consumidos e os choques entre os reagentes vão se tornando cada vez mais difíceis de ocorrer. Portanto, na medida em que a reação prossegue a velocidade da mesma vai sendo modificada. Sendo , não podemos deduzir nada a respeito do efeito da temperatura. O efeito da temperatura sobre a velocidade da reação se dá pela variação do valor da constante cinética k, segundo a Equação de Arrhenius:
Aplicando Ln na Equação de Arrhenius:
Como k pode ser considerado como proporcional ao inverso do tempo, 1/t , então podemos escrever:
Materiais e Reagentes
Tubo de ensaio
KIO3
NaHSO3
Água destilada, gelo.
Cronômetro
Bureta
Sal
Termômetro
Procedimento Experimental
a) Medir em uma bureta exatamente 5,0 ml de solução de NaHSO3 em um tubo de ensaio limpo e seco.
b) Em outro tubo de ensaio colocar 5,0 ml de KIO3 transferindo para um segundo tubo de ensaio.
c) Com auxílio de água, gelo e aquecimento, se necessário, fazer misturas (uma de cada vez a partir da menor temperatura) em uma cuba de volume grande