Fotografia subjetiva
Fotógrafo alemão, Otto Steinert nasceu em 1915, em Saarbrucken, e morreu em 1978, em Essen. Foi um autodidacta no âmbito da fotografia. Entre 1934 e 1939 estudou Medicina nas universidades de Munique, Marburgo, Rostock, Heidelberg e Berlim. Foi por esta altura que começou a interessar-se pela fotografia. Adquiriu conhecimentos de fotografia de forma autodidacta, tendo conseguido juntar algum dinheiro enquanto estudava com a venda de algumas fotografias.
Foi médico no exército durante a Segunda Guerra Mundial. De regresso a casa, reuniu-se com o director do Colégio de Artes de Saarbruecken, com vista à obtenção de um certificado que estabelecesse a sua fotografia como arte, de forma a que pudesse concorrer com o grupo de fotógrafos profissionais da localidade. Deste encontro resultou algo totalmente inesperado: o director ofereceu-lhe emprego como professor de uma nova disciplina - Fotografia, chegando a director deste estabelecimento em 1952.
Steinert encarava a fotografia como uma auto-reflexão criativa, em que a realidade apresentada perde o seu significado original e se transforma numa forma metafórica.
Foi um dos fundadores do grupo Fotoform, cuja primeira manifestação, em 1950, chocou violentamente o meio académico fotográfico alemão. Em 1951 organizou a primeira de três exposições sob o título de "Subjektive Fotografie" (fotografia subjectiva), que explorava as potencialidades criativas e técnicas da fotografia, tal como as longas exposições, as imagens desfocadas, entre várias outras. Em 1954 organizou a segunda exposição desta série e, em 1958, a terceira e última.
Tornou-se no mais influente professor de fotografia na Alemanha. Tinha uma especial preferência pela fotografia a preto e branco e desenvolveu um estilo fotográfico muito marcado, caracterizado pelo rigor da forma e pelo aumento do contraste até ao extremo. Ao longo da sua vida, esteve envolvido em muitas exposições na Europa, na Ásia e na América.
A partir de