Fotografia Subjetiva
A fotografia subjetiva (Subjektive Fotografie, em alemão) é um movimento artístico na fotografia apareceu na Alemanha em meados do século XX. Este nome foi atribuído pela Otto Steinert para uma série de exposições em que recolhidos fotografias de todos os gêneros, com a condição de que eles eram manifestações puramente fotográficas.
Originou-se no grupo Fotoform criado em 1949. A partir desta experiência Otto Steinert realizou uma exposição em 1951 com o nome no qual ele defende a fotografia como arte.
Quem foi Otto Steinert:
Ele construiu uma câmera para que ele possa ser considerado autodidata em fotografia. Ele estudou medicina em Munique, Marburg e Rostock, e estava praticando como médico em lugares diferentes. Em 1943 ele se casou com Gertrude Johanna Damler Marlis e foi enviado para Berlim como um médico na equipe do Exército. Depois da guerra, ele foi internado em Kiel até 1947, voltou para o Saar, que nasceu com a intenção de trabalhar no hospital de Hamburgo, mas não conseguiu e foi trabalhar na foto na companhia de Franz Altenkirch. Em 1948 ele começou a ensinar fotografia na Escola de Artes e Ofícios em Saarbrücken, que ele dirigiu em 1952 ao mesmo tempo, foi o fotógrafo oficial do teatro de Saarbrücken e conheceu Ludwig Windstosser, Peter Keetman, Toni Schneiders, Lauterwasser Siegfried e Wolfgang Reisewitz que fundou o grupo chamado Fotoform em 1949. Desde 1959, lecionou na Folkwangschule e teve como discípulos de fotógrafos: André Gelpke, Arno Jansen, Bernd Jansen, Heinrich Riebesehl, Detlef Orlopp, Erich de l'Endt, Monika von Boch, Kilian Breier e Harald Boockmann.
O que é o grupo Fotoform:
Fotoform era uma associação de fotógrafos que surgiram na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial e estava tentando recuperar a importância da fotografia como um meio de criação artística. A evolução deste grupo levou ao movimento artístico da fotografia subjetiva.