Fotografia (historia)
2° Período Publicidade e Propaganda
Lauro Mendes Costa
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA / FOTO PUBLICITÁRIA
Belo Horizonte
2014
Lauro Mendes Costa
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA / FOTO PUBLICITÁRIA Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Fotografia no curso de Publicidade e Propaganda, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Prof.:
Belo Horizonte
2014
No inicio do século XIX a ideia de guardar uma imagem era tida como magia e impossível, mas a curiosidade cientifica, a ambição por lucros e o desejo de facilitar a arte impulsionou o projeto de criação do que seria a câmera. Esse projeto, contou com a corrida de três homens que sonhavam em obter o titulo de ‘’criador da fotografia’’ o que impulsionou ainda mais o procedimento.
A primeira câmera foi usada a quase mil anos atrás, no século XI quando astrônomos usavam uma câmera para traçar o rumo das estrelas, essa câmera era uma sala escura com um buraco em uma das paredes, na parede oposta ao buraco via-se a imagem do lado de fora da câmera lá refletida de ponta cabeça, essa descoberta foi chamada de “Câmara” ou seja “Sala Escura”.
No século XVIII, as câmaras escuras além de sua função original, começou a ser usada pelos artistas para rascunhar suas obras, a arte exigia mais fidelidade ao mundo real, o problema que o traço reproduzido pelo artista não era muito bom, a imagem refletida era perfeita, mas o ideal seria que a imagem estivesse paralisada, imovel. Para isso precisaria mais do que o desejo de perpetua obras de arte, mais sim um desejo de descoberta cientifica.
A fotografia não seria possível o uso das reações químicas a luz, à mais de três mil anos já se observava que a luz escurecia os tecidos, em 1700 descobriu-se que o cloreto de prata escurecia com a presença da