Biologia
Este trabalho tem por finalidade a especificação de parasitose, suas causas e doenças principais, seu tratamento, prevenção e cuidados com esse tipo de doença.
A parasitose pode ser contraída por muitos meios, até mesmo pelo qual não imaginamos, por esse motivo, a pesquisa aprofunda-se em identificar as maiores formas de contaminação e prevenção da doença, para que os leitores adquiram e passem esse conhecimento adiante.
1. PARASITOSE.
1.1. O QUE É PARASITOSE?
É a doença causada pela contaminação de vermes. É a mais comum em todo o mundo. Tem a maior incidência em regiões onde as orientações de educação de saneamento básico são deficientes e precárias.
2. DOENÇA PARASITÁRIA
2.1. DEFINIÇÃO
Parasitária, ou parasitose, é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário (cestódeo, trematódeo, nematódeo e artrópode). O estudo das doenças parasitárias é denominado Parasitologia.
3. O QUE SÃO PARASITAS
Parasitas são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.
4. GRUPOS
4.1. CLASSIFICAÇÃO
Os parasitas podem classificar-se segundo a parte do corpo do hospedeiro que atacam:
Ectoparasitas atacam a parte exterior do corpo do hospedeiro;
Endoparasitas vivem no interior do corpo do hospedeiro.
Hemoparasita parasita que vive na corrente sanguínea.
Outra forma de classificar os parasitas depende dos hospedeiros e da relação entre parasita e hospedeiro:
Parasitas obrigatórios só vivem se tiverem hospedeiro, como os vírus.
Parasitas facultativos não dependem do hospedeiro para sobreviver, e sim optam por parasitá-lo.
5. ADAPTAÇÕES DO PARASITA
As adaptações ao parasitismo podem chegar à redução ou mesmo desaparecimento de praticamente todos os órgãos, com excepção dos órgãos da alimentação e os reprodutores, como acontece com as ténias e lombrigas.
Alguns