foto
A ideologia tem como função assegurar, uma determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos a tarefas prefixadas pela sociedade.
Portanto a ideologia assegura a coesão dos homens, e a aceitação sem criticas das tarefas, mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da ´´vontade de Deus´´, ou do dever moral, ou simplesmente como decorrentes, da ordem natural das coisas.
A universidade das idéias, e dos valores, são abstratas, porque na realidade concreta o que há são classes particulares com interesses divergentes, e a ideologia de uma sociedade harmoniosa e uma oculta a divisão de classes.
A ideologia mostra uma realidade invertida, ou seja, o que seria origem da realidade é posto como produto e vice-versa. A atividade que a cada um se submete, aparece como decorrente da competência e não como resultado da divisão de classes.
Outro modo de inversão própria da ideologia é a maneira pela qual se estabelecem as relações entre teoria e pratica, colocando a teoria como superior a pratica, porque a antecede e ilumina.As idéias tornam-se autônomas e causa da ação humana(e não contraria).
Se o discurso ideologia é abstrato e lacunar, faz uma analise invertida da realidade e separa o pensar e o agir, o discurso não ideológico será aquele que visa o preenchimento das lacunas pela procura da gêneses do processo.
Isso significa que se deva contrapor ao discurso lacunar um discurso pleno, mais a elaboração de uma critica, de um contra discurso que revel a contradição interna do discurso ideológico e que o faca explodir.
A práxis é justamente a relação indissolúvel teoria prática, de modo do não agir humano que não tenha sido antecedido por um