Forças e limitações da metafora da cultura
Dependendo do tipo da empresa implantar este método aumenta a eficiência da empresa e diminui o custo. Por exemplo a indústria auto-motiva onde as máquinas substituem os homens, neste caso aumentando o lucro das empresas. Sendo uma boa opção tanto para as organizações, quanto para os seres humanos que deixaram de desenvolver funções que eram prejudiciais, colocando os robôs no seu lugar, sendo vantajoso para todos. Limitações:
As conseqüências são nocivas para o desenvolvimento da capacidade criativa do ser humano, trabalhando sempre da mesma forma como se estivessem robotizados.
As organizações funcionam bem quando os enfoques mecanicistas ressaltam sua utilização.
São limitadas quando existem tarefas contínuas , tarefa simples, quando o ambiente é suficientemente estável para que os produtos oferecidos sejam os apropriados, produz-se exatamente o mesmo produto, precisão é a meta e elementos humanos da “máquina” são submissos e comportam –se como foi planejado limitando a criatividade humana.
2) O ambiente no qual a empresa esta é importante pois dependendo da onde esteja inserida ela se adapta melhor ao ambiente ou não.
É importante para a empresa sempre mudar ara se adequar ao ambiente mutável, dinâmico, incerto e inconstante. As organizações são sistemas vivos que existem em um ambiente mais amplo. Elas necessitam de cuidadosa administração para satisfazer e equilibrar necessidades internas, assim como adaptar-se a circunstâncias ambientais
As condicionantes facilitadoras:
As empresas que buscam o conhecimento, pois é indispensável a inovação e a mudança, sem eles a sociedade não se desenvolve, planejamento buscando o melhor para a organização, para seus colaboradores e o ambiente no qual esta inserida.
As condicionantes limitadoras:
Muitas empresas têm