forças porter
O Aeroporto Internacional dos Guararapes, está situado ao sul da cidade de Recife - PE. Ele atende a movimentação de passageiros doméstico e internacional da cidade. Seu nome é uma alusão ao fato histórico da Batalha dos Guararapes, ocorrida no período colonial brasileiro sobre os morros de mesmo nome localizados próximos ao aeroporto.
Foi construído antes da II Guerra Mundial no final dos anos 30 e foi de grande importância para a infraestrutura da cidade.
Nos anos 40 passou a ser estratégico para o tráfego aéreo, pois servia de apoio aos voos que ligavam a América do Sul à Europa.
Durantes os anos foram efetuadas diversas reformas para atender à crescente demanda de passageiros e aeronaves que passavam por
Recife. Foram efetuadas reformas também nas pistas de pouso. Inicialmente com 1.800 metros de comprimento, aumentou para 2.400 metros e posteriormente para os 3.007 metros atuais.
Em 07 de Janeiro de 1974, o aeroporto passou a ser administrado pela Infraero que o detém até os dias atuais.
No ano de 2000 foram iniciadas as obras de modernização do aeroporto que contemplaram a construção do novo terminal de passageiros, do edifício garagem e a realização de outras obras no sítio aeroportuário. O valor global dos investimentos foi de R$ 329,1 milhões.
O edifício garagem ficou pronto em 2002 e possui capacidade para 2.080 veículos ante as 500 vagas existentes anteriormente. Possui também um espaço para exposições no seu quarto pavimento.
Em 21 de fevereiro de 2006 foi inaugurado oficialmente o novo terminal. Possui uma área de 52 mil metros e é controlado por um sistema de automação que regula desde o acesso a áreas restritas, à detecção de incêndios, até a otimização do consumo de energia.
Hoje o terminal possui capacidade de atender a um movimento de 16,5 milhões de passageiros por ano, com conforto e segurança. Possui um
Terminal de Logística de Cargas – TECA alfandegado, anexo ao aeroporto com área de 6.125 m² para cargas