Forças intermoleculares
Forças intermoleculares
As forças intermoleculares são forças responsáveis por manter moléculas unidas na formação dos diferentes compostos, elas se classificam em:
Força dipolo-induzido
Forças dipolo-dipolo
Força dipolo-induzido: é causada pelo acúmulo de elétrons em determinada região da molécula.
As interações intermoleculares presentes nas moléculas apolares são as dipolo-induzido, mas não ocorrem o tempo todo, a distribuição de elétrons na eletrosfera dessas moléculas é uniforme. Contudo, em algum instante ocorre um acúmulo de cargas δ + e δ- (pólos) nas extremidades, é aí que as forças dipolo-induzido aparecem, e como o próprio nome já diz, elas induzem as moléculas vizinhas a também entrarem em desequilíbrio.
Veja exemplos de compostos apolares cujas moléculas interagem através de forças dipolo-induzido:
Cl2, CO2, CH4, H2, O2
Forças dipolo-dipolo: força intermolecular presente em compostos polares.
δ + δ- δ + δ- δ + δ-
H ? Br ------------------------- H ? Br --------------------- H ? Br
Repare que nas moléculas de ácido bromídrico (HBr) existem pólos δ + e δ-, são eles os responsáveis por esta molécula ser polar.
Exemplos de compostos polares em que ocorre interação dipolo-dipolo:
H2S, CO, SO2, HCl
Ligações de hidrogênio: essa é a interação mais forte que ocorre entre moléculas, é comparada à força dipolo-dipolo bem mais intensificada. Esta ligação ocorre entre moléculas que contêm átomos de hidrogênio ligados a átomos de nitrogênio, flúor, oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos, por isso os pólos δ + e δ- ficam mais acentuados.
A molécula de água é um exemplo clássico das ligações de hidrogênio, onde átomos de H se unem fortemente aos átomos de H de outras moléculas para formar a cadeia de H20
TRABALHO
DE
QUÍMICA
IFRN
Aluna: Jaciara Alves da Silva
Prof:
Curso: Edificações
Turma: 1.1101.1 v
Data: