Forças especiais
Os animais, as plantas, a água, o ar, as pedras, todos os corpos, enfim, estão sujeitos à atração gravitacional da Terra. Se você sobe numa cadeira e salta, você pára no chão, pois a força dá gravidade puxa seu corpo para baixo. A força gravitacional sobre qualquer objeto situado próximo à superfície da Terra é chamada peso do corpo.
Em física, a palavra peso é usada com um significado diferente, daquele que damos a ela em nosso dia-a-dia. Usualmente essa palavra é empregada em frases como: "Meu peso é 65 quilos"; "Por favor me pesa 600 gramas de carne". "Esse menino, quando nasceu, pesava 3 quilos e 750 gramas". Todos nós já nos expressamos com frases como essas. E todos entendem muito bem o que queremos dizer. Mas, do ponto de vista dá física, nessas frases há uma confusão entre duas grandezas: a massa e o peso.
A massa está associada com a quantidade de "matéria" presente no corpo. Ao dizer que, o peso de um pacote é 2 kg, por exemplo, estamos utilizando erroneamente a palavra peso no lugar de massa de um corpo.
A massa de um corpo não se altera se ele for levado da Terra para qualquer outro lugar do universo. Mas, dependendo do lugar em que ele estiver, seu peso muda.
A força com que a Lua atrai os corpos próximos à sua superfície é aproximadamente seis vezes menor do que a força com que a Terra atrai os mesmos corpos quando eles estão aqui. Por isso, os astronautas sentiram-se mais leves na Lua.
FORÇA Normal fig.1 Observe a figura 1, nela vemos que um corpo encontra-se sobre uma mesa. O peso do corpo se encarrega de puxá-lo para baixo, na direção do centro da Terra. Se a mesa ou outra superfície qualquer não estivesse presente, o objeto cairia. Estabelecido o contato entre corpo e mesa, o peso continua puxando o corpo e, por isso, ele comprime a superfície.
Partindo desses princípios, podemos definir a força normal como sendo a força aplicada ao corpo pela superfície com a qual ele está em contato. Ela