Treinamento Especial da Resistência Muscular na Preparação Esportiva dos Corredores de Fundo Especialistas na Distância de 10.000 M
RESUMO
A resistência muscular é a capacidade condicionante que determina o nível de preparação esportiva nas corridas de longas distâncias, sendo que o seu desenvolvimento específico ocorre por meio das tarefas do treinamento especial, que é caracterizado pelo regime de trabalho muscular em condições especiais. O aumento e manutenção de um elevado nível de velocidade de deslocamento às custas da alta capacidade oxidativa das fibras musculares ao exercício intenso e duradouro constitui o objetivo principal do LPET, onde a combinação racional do trabalho de força muscular e resistência cardiorrespiratória provoca as adaptações estruturais e fisiológicas nos sistemas orgânicos para a manifestação da resistência muscular nas condições específicas da competição. O artigo em questão aborda as implicações da resistência muscular no desempenho dos corredores de fundo e uma proposta de metodologia que assegure o desenvolvimento eficaz das condições especiais de treinamento com a conseqüente ampliação da capacidade do rendimento esportivo.
INTRODUÇÃO
Atualmente, a construção da forma desportiva, fundamentada num processo pluri-científico de longo prazo, nos leva em busca de novas estratégias de organização do treinamento e novos meios e métodos de preparação desportiva com maior potencial de estímulos 6.
Nesse contexto, o treinamento especial da resistência muscular deve ser entendido como a conseqüência natural do processo de aperfeiçoamento da forma esportiva e da busca pelo desempenho superior.
A partir da constatação da estabilização do VO2max nos corredores de fundo, mesmo após a aplicação de cargas de treinamento que alcançam um alto volume anual, o direcionamento da preparação esportiva nas modalidades cíclicas do desporto de resistência passa a ter como foco principal da pesquisa científica os aspectos da resistência muscular e sua