Forças coplanares
Curso de Engenharia Civil – Universidade Federal de Pelotas Campus Porto – Pelotas – RS - Brasil
Resumo. O experimento aborda princípios da física, mais especificamente conceitos de forças coplanares. O experimento foi realizado com o auxílio de um painel metálico multifuncional, onde nele era preso dois dinamômetros magnéticos, e um dinamômetro convencional, assim um deles é utilizado para medir o peso das massas dos corpos do experimento, e os outros dois para o posicionamento junto ao painel metálico para que possa ser direcionado para os ângulos que foram dados e medir as forças relacionadas em cada dinamômetro.
Palavras chave: Força, dinamômetro, ângulo
Introdução
Neste experimento trabalhamos com a decomposição de Forças Coplanares, que se trata na decomposição de duas forças, dispostas em dois ângulos, que onde teremos como resultado destas duas forças, uma força apenas, que chamaremos de força resultante. Assim temos as seguintes fórmulas:
F1x = F1.cos Ѳ
F1y = F1.sen Ѳ
F2x = F2.cos Ѳ
F2y = F2.sen Ѳ
Assim:
Fr =√ ∑F1 + ∑F2
Procedimento Experimental
Para este experimento utilizamos os seguintes materiais que mostraram na prática o conceito de decomposição de forças coplanares. São eles: Painel metálico multifuncional Cidepe, dois dinamômetros magnéticos, um dinamômetro convencional, escala angular pendular, gancho curvo, duas massas acopláveis com peso de 0,5 N e dois fios de poliamida. Para realizar o procedimento, primeiramente analisamos o que foi proposto pelo professor, então colocamos em prática. Posicionamos os dois dinamômetros magnéticos nas suas devidas posições para que possamos adequar os ângulos que foram dados para realizar as medições, isso claro com o auxílio dos fios de poliamida e as massas acopláveis. Em seguida posicionamos a escala angular pendular na posição devidamente correta com os ângulos