Relatorio Forças Coplanares
1
5. Conclusão............................................................................................................................4
1. Introdução Teórica
No dia 12 de Novembro de 2013, o experimento realizado teve como objetivo composição e decomposição de forças coplanares, onde posicionamos os dois dinamômetros na parte superior do painel metálico multifuncional Cidepe de modo a formarem ângulos de θ1 = 60º θ2 = 30º, θ1 = 30º θ2 = 30º e θ1 = 70º e θ2 = 40º. Movimentando os dinamômetros até conseguir o seu alinhamento vertical no ponto central (ponto de aplicação das forças), com estes dinamômetros torna-se possível determinar a direção, o sentido e o módulo da força equilibrante cujas componentes são tensões F1e F2.
Para obter forças resultantes, utiliza-se a lei dos cossenos e a regra do paralelogramo. Qualquer ponto material fica em equilíbrio quando exerce sobre ele uma força F, mostrando que o módulo de F seja tal que F = P. Temos assim, atuando sobre o ponto, duas forças de mesmo módulo, mesma direção e sentidos contrários que a resultante das forças atuantes nesse ponto é nula. Se o sistema está em equilíbrio e não apresenta movimento, conclui-se que nenhuma força resultante age sobre ele. Assim, a força equilibrante anula completamente a força peso.
2. Fundações Teóricas
Neste tópico citaremos as equações utilizadas e seus objetivos
Primeiramente foi feito a decomposição das forças para X e Y usado a fórmula:
∑Fx=0 Fsenϴ - Fsenϴ = 0
∑Fy=0 Fcosϴ - Fcosϴ - P = 0
Logo depois foram substituídos os valores para poder calcular as resultantes.
Por último foi feito a comparação do somatório das forças com a respectiva componente P e calculado o erro percentual. Foram utilizadas as seguintes formas:
F1Y + F2Y= R dado em Newtons
3. Materiais e métodos utilizados no experimento
I. Painel metálico multifuncional Cidepe;
II. Dois dinamômetros magnéticos;
III. Um