Forças coplanares e concorrentes
Determinar a equilibrante de um sistema de duas forças colineares ou não;
Calcular a resultante de duas forças utilizando o método analítico e geométrico.
III - Material Utilizado
Um conjunto estrutural básico da mesa de força.
Três conjuntos de massas acopláveis de 50gf e gancho lastro.
Três extensões de cordão com ganchos.
Um conjunto de sustentação formado por perfil universal com fixador e tripés com três sapatas niveladoras amortecedoras. IV - Fundamentos Teóricos
Forças são definidas como grandezas vetoriais na Física. Com efeito, uma força tem módulo, direção e sentido e obedecem as leis de soma, subtração e multiplicação vetoriais da Álgebra. Este é um conceito de extrema importância, pois mostra o movimento ou comportamento de um corpo pode ser estudado em função da somatória vetorial das forças atuantes sobre ele, e não de cada uma individualmente. Por outro lado, para obter forças resultantes, utiliza-se a lei dos cossenos e a regra do paralelogramo.
Qualquer ponto material fica em equilíbrio quando exerce sobre ele uma força F. Mostrando que o módulo de F seja tal que F = P. Temos assim, atuando sobre o ponto, duas forças de mesmo módulo, mesma direção e sentidos contrários que a resultante das forças atuantes nesse ponto é nula, isto é, R = 0. Pela primeira lei de Newton, é provado que todo ponto material estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Se o sistema está em equilíbrio e não apresenta movimento.