Força eletromagnética
A história do magnetismo começou com um mineral chamado magnetita (Fe3O4), a primeira substância com propriedades magnéticas conhecidas pelo homem, seu poder de atrair ferro já era conhecido séculos antes de Cristo. A força magnética que age em condutores percorridos por corrente, em um campo magnético, é muito importante, e através de seu conhecimento podem-se explicar os fenômenos magnéticos. Cargas elétricas em movimento originam campo magnético. Estando a carga elétrica em movimento em um campo magnético, há uma interação entre esse campo e o campo originado pela carga. Esta interação manifesta-se por forças que agem na carga elétrica, denominadas forças magnéticas. A intensidade da força magnética é F = q.v.B , em uma carga (q) movendo-se com uma velocidade (v) em um campo magnético (B). Uma das propriedades mais importantes dos materiais magnéticos é a formação de dois pólos. Um é chamado “pólo norte”, o outro “pólo sul”. Pólos iguais se repelem e pólos diferentes se atraem.
2- Materiais utilizados:
• Um conjunto de hastes articulares com separador; • Uma chave liga-desliga; • Quatro conexões com pinos banana; • Fonte de alimentação DCC de tensão variável; • Dois imãs em barra com polaridade inversa; • Um balanço condutor.
3- Montagem Experimental:
[pic]
4- Procedimentos Experimentais e Perguntas:
• Com a chave liga-desliga na posição desligada, posicione o par de imãs em barra com a polaridade norte para cima. Regule a tensão no gerador para 3V e mude a posição da chave liga-desliga na posição direta (para baixo) e observe. Descreva o fenômeno e relacione o movimento do balanço condutor com o sentido da corrente elétrica e do campo magnético presente. Faça um desenho esquemático, apresentando o sentido da corrente e do vetor campo magnético.
[pic] ✓ As linhas de campo magnético têm o seu sentido do pólo norte do imã para o sul (de cima para baixo)