campos de forças eletromagneticas
Ao discutir as propriedades das ondas da luz comentava que o conceito de fóton se entenderia muito melhor depois de visto o modelo completo e, em especial, esta parteda física do eletromagnetismo. Isto é certo, mas também é certo que para entender a força eletromagnética ou o campo eletromagnético na Mecânica Global é necessário conhecer o conceito de ondaeletromagnética e essa é a razão pela qual dei a explicação com antecedência.
O mesmo se poderá dizer da força e campo eletromagnético em relação ao modelo de átomo, e como não se pode explicar toda a Teoriado Todo ao mesmo tempo, veremos o modelo atômico mais tarde.
A primeira coisa que há a ressaltar é que do novo conceito de onda eletromagnética se deduz claramente a unificação das interaçõesgravitacional e eletromagnética. Tanto o campo de gravidade como o campo eletromagnético são efeitos da estrutura reticular da gravidade ou globina e das duas propriedades de rigidez, elasticidade, etc. Porsua vez, ambos indicam a existência da força gravitacional e a força eletromagnética respectivamente.
Segundo a Wikipédia, a unificação da força gravitacional com a força eletromagnética nãoconsiste numa teoria de grande unificação (TGU) porque não unifica as forças fundamentais eletrofraca (nuclear fraca e eletromagnética) com a interação nuclear forte. Também não seria uma teoria do todo (TOEpor Theory of Everything) porque não inclui a força gravitacional juntamente com as três anteriores. Então diremos que é uma Teoria de Segunda Unificação ou de Mini Unificação por acrescentar agravitação ao modelo eletrofraco e faltar a nuclear forte.
Não obstante, não é exatamente assim, uma vez que não se trata de que acrescente ou unifique uma força, mas sim que realmente configura as trêsforças envolvidas. Por outro lado, a terceira unificação faz-se no apartado sobre o novo modelo de átomo da Mecânica Global, pelo que se pode dizer que se trata de uma Teoria do