fortran e go
Frederico Westphalen - RS - Brasil
Abstract. This article aims to explain the history, features, paradigms, and structure generation of languages Fortran and Go programming as well as tools for the development and examples. Addressing a written easy to understand and talking a little about each one.
Resumo. Esse artigo tem como objetivo explicar a história, características, paradigmas, estrutura e geração das linguagens de programação Fortran e Go, bem como ferramentas para o desenvolvimento e exemplos. Abordando uma escrita de fácil compreensão e falando um pouco sobre cada uma delas.
1. Go
1.1 História
Em 2007, Robert Griesemer, Ken Thompson e Rob Pike inventaram o Go por estarem descontentes com as linguagens de programação de sistemas existentes. Eles não cederam a qualquer das tendências atuais como programação online assíncrona ou computação em nuvem; ao invés disso, aprenderam com a experiência de 30 anos com o C e criaram uma linguagem de programação capaz de se tornar sua sucessora. Como o C, o Go mostra a sua força na programação do sistema, embora a linguagem possa ser implementada para praticamente qualquer finalidade. Os inventores da linguagem são funcionários do Google, e o Go fez o seu caminho até o Google App Engine assim como o Java e o Python; no entanto, o suporte ao Go está atualmente em fase experimental.
1.2 Características
Os objetivos declarados do projeto Go são compilação eficiente, execução rápida e programação simples. As linguagens existentes não conseguem combinar os três, dizem os inventores do Go, que se propõe a combinar a programação simples oferecida por linguagens cada vez mais populares como Python e Ruby com a eficiência e confiabilidade de outras mais “veteranas” como C, C++ e Java. Ao fazer isso, a compilação não vai demorar tanto tempo como em projetos Java, por exemplo. Além disso, a linguagem Go visa lidar com dependências entre bibliotecas externas de uma forma