ForPaz
Equipe:
Ética e Paz na Perspectiva da Sociedade
"As guerras nascem no espírito dos homens e é nele primeiramente que devem ser erguidas as defesas da Paz" (FREDERICO MAYOR)
A ética e a paz andam de braços dados...
A melhor definição que já li sobre ato ético foi dada por Sua Santidade o Dalai Lama, que diz que " é aquele que não prejudica a experiência ou a expectativa de felicidade de outras pessoas ".
Ao se falar em paz deve-se, primeiramente, fazer uma reflexão a respeito dessa palavra tão bonita chamada "PAZ". O que é paz? Paz não é a ausência de guerra! Todo o mundo fala em paz e a gente só vê no dia-a-dia um distanciamento muito grande da atitude de paz entre as pessoas. Será que estamos realmente preocupados com a cultura da paz ou é só modismo?
Por que o mundo é tão violento? Por que se propaga que o mundo é dos mais espertos? Por que as pessoas estão matando umas às outras? Por que devemos levar vantagem em tudo? Por que as pessoas não aplicam o principal mandamento do Mestre Jesus Cristo: " Façam os outros o que quiserem que os outros façam a vocês?
Sabemos que a paz do mundo começa dentro da gente... Se a gente obtém a paz interior, a gente se torna mais feliz, mais amoroso, mais concentrado, com pensamentos mais saudáveis, e agimos com maior parcimônia com o nosso próximo. Assim, logo se vê que só se tem vantagem com esse tipo de comportamento.
O mundo atingiu altos índices de evolução tecnológica, houve a conquista do espaço, conseguimos comprar produtos através de e-mail, temos, atualmente, o mundo numa tela plana de um computador através da Internet, fizemos a povoação do mundo com seis bilhões de habitantes, mas, em contrapartida, dois terços da população mundial vivem em condições de pobreza absoluta e cerca de dezessete por cento desse contingente passa fome. Esses são dados concretos que demonstram a total incompetência da paz social no planeta Terra.
A resposta ideal