Forno
O “Berlinde Automático”, trata-se de um jogo aonde devem-se lançar duas esferas de mesmo corpo e massa, formando um ângulo de 90°. Uma com a distancia de 1 metro e a outra com a distancia de 50 centímetro, aonde no fim do percurso as esferas devem se chocar.
A aplicação prática das leis da Física é indispensável para que se entenda melhor o funcionamento de um “Berlinde Automático” nos contextos aparentemente complexos, as leis da Física compreendem um vasto campo aplicacional.
O projeto do “Berlinde Automático” é exemplo de aplicação prática das leis físicas, que acrescenta emoção à compreensão da lógica do funcionamento de alguns brinquedos e finaliza o entendimento dos conteúdos de Mecânica por meio da apropriação significativa de conceitos como: velocidade, aceleração, período, freqüência, trabalho, energia, força e as leis de conservação.
A Física é uma ciência que sempre causou grande fascínio no homem; mas quando é estudada apenas nos livros e no contexto da sala de aula, ela se torna, para alguns estudantes, abstrata e distante. Com o propósito de tentar mudar essa realidade, participamos de um grupo de alunos.
Desenvolvimento dos alunos da Universidade Nove de Julho, que se reúne periodicamente para o desenvolvimento do “Berlinde Automático”.
A gratidão para com os professores pelo desafio lançado, aos alunos dos cursos de todas as engenharias da uninove. Com este desafio os alunos obtiveram grandes aprendizados, tanto no campo teórico, como no campo pratico. Realizados grandes noções da teria revelada na pratica. E por fim percebemos que quando a vontade é possível realizar os nossos sonhos.
2 - RESUMO
Os alunos, no dia-a-dia da elaboração do projeto, enfrentaram o grande desafio de fazer o “Berlinde Automático” funcionar. Pois exigia muitos testes para que as esferas se chocassem.
Uns dos conteúdos de maior dificuldade do projeto para os alunos foram, fazer com que as esferas fizessem o seus percursos em mesmo tempo.