Empreendedorismo
Empreendedorismo
Professor Edgar Faria
Adriana Rodrigues Fonseca
Denise de Castro Dalonso
Mayara Rodrigues
Lucas Silva
Silvana Martins
Júlio Gonçalves
Breve Histórico das industrias têxteis e confecções As indústrias têxteis e de confecção estão entre as atividades industriais mais antigas da humanidade, atualmente, utilizam métodos e processos bastante conhecidos e tecnologia de domínio universal. São, normalmente, as primeiras atividades fabris instaladas em um país e têm sido grandes absorvedoras de mão-de-obra.
No período de 1900 a 1925 houve uma mudança na indústria de confecção: a confecção feita à mão passa gradativamente para a confecção industrializada.
Um dos fatores que contribuíram para esta mudança foi a introdução da divisão do trabalho,isto é, a confecção de um artigo que antes era realizada de uma só vez, a partir da divisão do trabalho, passa a ser executada em diferentes operações, fazendo com que cada uma delas fosse realizada por um operador em uma determinada máquina especializada. Entre 1940 e 1950, a engenharia industrial começou a influenciar as práticas e os procedimentos usados na indústria de confecção. E assim, as fábricas começaram a adotar métodos científicos para solucionar problemas d planejamento e produção, cronogramas e controles.
Ao mesmo tempo, os fabricantes de equipamentos reconheceram a importância de fabricar máquinas de costura com maior velocidade e outros tipos de equipamentos mais especializados.
Com todo esse aperfeiçoamento, o desempenho nas fábricas melhorou muito resultando em produtividade.
Descrição da organização
Em dezembro de 2001, seis recém formados do curso de Gestão em Marketing resolveram mudar de vida.
Os novos empreendedores resolveram através de uma pesquisa mercado e muito estudo abrir uma empresa de confecção de roupas masculinas, especializada em produtos ecologicamente corretos.
Como uma pequena empresa,