Forno de bier
Basicamente, é um forno que usamos para fazer um determinado tratamento, mas principalmente provoca uma dilatação nos vasos sangüíneos que promove uma melhor vascularização em algumas parte do corpo, como braços e pernas.
3.1 Forno de Bier
Características
Este foi um dos primeiros recursos utilizados na fisioterapia. Suascaracterísticas podem ser vistas na figura abaixo: é semelhante a uma calha,possui uma resistência interna responsável pelo aumento da temperatura,possui um termostato e nada mais.O mecanismo de transferência de calor utilizado pelo forno de Bier épor radiação e convecção, este recurso têm um baixo poder de penetração.Antes de abordarmos as indicações e as técnicas de aplicação, vamos comentarsobre algumas desvantagens, motivo pelo qual o forno de Bier esta entrando emdesuso.
Principais desvantagens do forno de Bier
1.
Difícil controle da temperatura, pois o termostato (que não fazparte de todos os fornos) não faz um controle de temperaturaeficiente devido à variação de temperatura interna.2. A inexistência de um cronômetro (timer) que desligue o fornono momento determinado. Isso obriga o terapeuta marcar emseu próprio relógio, ou adquirir um despertador.3. É raro encontrar fornos que sejam pequenos, sendo assim,aplicamos sempre em grandes áreas, por exemplo: se quisermosaplicar o forno no joelho, temos que aplicar em parte da pernae parte da coxa.
Prof. Alberto Monteiro Peixoto Apostila do Curso de Eletroterapia Versão 1.051
4.
Devido à baixa penetração e à grande área do forno, énecessário um tempo bastante grande de exposição paraproduzir o efeito fisiológico. Isso não só toma muito tempo doterapeuta, como proporciona um consumo de energia elevado.Estas desvantagens são os principais motivos do forno de Bier estarentrando em desuso, No entanto, ainda é utilizado.
Técnica de