Artigos Academicos de Enfermagem
Sistematização do cuidar II
Introdução
• A termoterapia é a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulta no aumento ou diminuição da temperatura dos tecidos corporais estimulando a termorregulação corporal.
• O organismo humano é homeotérmico, ou seja, mantém sua temperatura entre certos limites fisiológicos. Para que a temperatura seja mantida dentro destes limites, ela é regulada através de mecanismos de aquecimento e resfriamento, ativados pelo cérebro.
TERAPIA DO CALOR E FRIO
As terapias usando o
Calor (termoterapia) e
Frio (crioterapia) são aplicados em uma parte específica do corpo do paciente ou em todo ele para vários motivos terapêuticos.
Termoterapia
• Consiste do emprego de calor superficial ou profundo.
– O calor superficial pode ser obtido mediante compressas quentes, bolsa de água quente, parafina, tanque de turbilhão, tanque de Hubbard, forno de Bier ou radiação infravermelha. - Eleva a Temperatura do tecido subcutâneo em até 10 mm sob a superfície da pele.
– O calor profundo pode ser obtido mediante ultra-som, ondas curtas e microondas. - O calor de atinge 5 a 7 cm de profundidade sob a epiderme.
Mecanismo de ação:
– Determina vasodilatação,
– melhora do metabolismo e da circulação local,
– aumento de fagocitose,
– aumento da flexibilidade dos tecidos moles, relaxamento muscular, analgesia e redução da rigidez articular.
– remoção de substâncias angiogênicas,
– melhor oxigenação e nutrição tecidual favorecendo a cicatrização e reparação da área lesada. Parafina:
A parafina é usada como uma modalidade de termoterapia superficial, ou seja, um calor superficial. Ela oferece uma temperatura maior que a temperatura da água e menor risco de causar queimaduras na pele.
Indicações: principalmente para as pequenas articulações das mãos, em pacientes com osteoporose, pós operatórios de mãos , artrite reumatóide, dedo em gatilho,