Formulas de pomadas
1) Giardia lamblia : Causadora da giardíase. Possui duas formas morfológicas: cistos e trofozoítas. Cisto: forma ovalada, presença de núcleos, axonema e corpo parabasal. Encontrado em fezes formadas através do método de faust (flutuação por centrifugação), Hoffmann /Lutz( sedimentação espontânea) e de Ritchie (sedimentação por centrifugação) Trofozoíto: forma piriforme, região anterior mais larga, dois núcleos do tipo vesiculoso e axonema que divide o flagelado ao meio.Encontrado em fezes diarréicas pelo método direto (KATO).
2) Entamoeba coli: É o agente causador da Amebíase Comensal (não patogênica - vive no intestino grosso humano). Possui duas formas morfológicas: Cisto: presença de membrana cística, apresenta de 4 a 8 núcleos, forma circular. Trofozoíto: É a forma ativa do protozoário, na qual ele se alimenta e se reproduz
3) Entamoeba histolytica: Causador da amebíase. O estágio ativo (o trofozoíta) existe somente no hospedeiro e em fezes frescas; os cistos sobrevivem fora do hospedeiro na água, nos solos e em alimentos.
Cisto: presença de membrana cística, apresenta até 4 núcleos, forma circular. Encontrado em fezes formadas através do método de faust (flutuação por centrifugação), Hoffmann /Lutz( sedimentação espontânea) e de Ritchie (sedimentação por centrifugação). Trofozoíto: apresenta grande núcleo com cariossomo central e puntiforme e hemácias no citoplasma. Encontrado em fezes diarréicas pelo método direto (KATO).
4) Trichomonas vaginalis: É o agente causador da tricomoníase. Não possui a forma cística, apenas a trofozoítica. A infecção pode acarretar diversas doenças graves nas vias geniturinárias
Trofozoíta: tem forma arredondada, com núcleo, blefaroplasto, de onde saem dois dos quatro flagelos, membrana ondulante que se estende até a metade do corpo do flagelado. É observado em secreção vaginal e uretral.
5) Trypanosoma cruzi: Agente etiológico da doença de Chagas, ou