Formulario
Atenção!
Prezado Aluno, somente marque a resposta depois de ter resolvido o exercício. Depois apresente à justificativa. Não serão aceitos “chutes”, responda apenas uma única vez.
Os exercícios ficam aparentes enquanto você está resolvendo. As dicas a seguir servem apenas para melhor orientar seu estudo. Obrigado, bom trabalho!
Justificativas dos Exercícios 01-20 CF 2ºsem/2012
1ª)
Justificativa: Aplica-se primeiramente a condição de equilíbrio (Fel=P) e determina-se a constante elástica da mola. A seguir na posição de equilíbrio (EP=0) e EC=EM.
2ª)
Justificativa: Aplica-se às condições iniciais fornecidas pelo enunciado à fórmula da amplitude fornecida pelo exercício.
3ª)
Justificativa: A amplitude da velocidade é determinada através do produto da amplitude pela freqüência natural do sistema.
4ª)
Justificativa: A partir das condições iniciais fornecidas no enunciado construiu-se a equação horária da posição e a seguir aplicamo-la ao instante indicado.
5ª)
Justificativa: A partir da equação encontrada no exercício anterior, sabemos que y(t)=0, se e somente se, Cos(19,6*t-0.891)=0, assim a primeira solução desta equação nos dá a resposta desejada. 6ª)
Justificativa: Primeiramente encontra-se a freqüência natural (pulsação) deste sistema.
Aplica-se a condição de amortecimento crítico onde (g = w0) e determina-se c= 2mg.
7ª)
Justificativa: A amplitude da onda resultante é de A = 2 ym Cos(f/2)
8ª)
Justificativa: A diferença de fase (f) que geraria uma amplitude de 2mm pode ser determinada pela expressão da amplitude da onda resultante A = 2 ym Cos(f/2).
9ª)
Justificativa: A velocidade transversal da onda, num determinado ponto e instante, pode ser encontrada derivando-se a equação de onda y(x,t) em relação ao tempo (dy/dt) e aplicandose as condições indicadas no enunciado.
10ª)
Justificativa: A amplitude da onda estacionária resultante é determinada pela expressão
A =