Formação Social ,política e econômica do Brasil
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o Brasil se depara com um problema que vem preocupando a sociedade. Meninos e meninas que moram nas ruas e que não têm oportunidade de crescer em um lar e consequentemente não conhecem a realidade de um ambiente acolhedor. Crianças que se desenvolvem em ambientes impróprios e hostis, com relações pessoais também inadequadas à sua formação. A sociedade, muitas vezes se vê despreparada para lidar com o problema.
2 DESENVOLVIMENTO
Em pesquisa realizada na cidade de Curvelo/MG verificou-se que não existem crianças moradoras de rua. O que se percebe é que algumas crianças ficam nas ruas por negligência dos pais ou até mesmo com o consentimento deles. Entretanto as crianças têm um local onde retornam ao fim do dia para dormirem. Provavelmente os motivos que levam esses meninos a saírem de casa e ficarem nas ruas durante o dia é a falta de preocupação dos pais e também a falta de condições financeiras dos mesmos.
Muitas crianças ficam pedindo alimentos nas portas de supermercado e lojas. Existem na cidade abrigos que recolhem algumas crianças que não possuem um lar. Estes abrigos são ligados a instituições religiosas, geralmente são iniciativas de padres ou pastores da cidade, vivem de doações e ajudas. Alguns voluntários realizam o trabalho administrativo e desenvolvem atividades educativas para as crianças. Existem outras instituições que também realizam trabalhos com crianças, mas, não têm o mesmo perfil dos abrigos. Nestas as crianças ficam durante o dia e depois retornam para casa. Já nos abrigos as crianças permanecem durante o dia e à noite.
Realizou-se pesquisa em outras cidades que possuem a realidade e meninos