Formação profissional do profissional de enfermagem em obstetrícia
GUALDA (2001), descreve que o profissional deve compreender o fenômeno da reprodução como singular, contínuo e saudável, no qual a mulher é o foco central e que se desenvolve num determinado contexto sócio histórico.
O perfil do enfermeiro obstetra deve ter respeito à dignidade humana e o tratamento das mulheres como pessoas com direitos humanos plenos.
O enfermeiro deve estudar e propor métodos, técnicas e recursos para uma assistência de qualidade extensiva a população. GUALDA (2001), refere que a obstetriz busca soluções eficientes e não interventistas; presta assistência segura, com custos mais baixos, devido a redução de intervenções.
A assistência é prioridade da enfermeira obstetra, que pode atuar no hospital e em centros de partos. Planejar, supervisionar e avaliar a assistência são deveres da obsteriz , além de promover a manutenção da saúde da gestante em todas as etapas do serviço.
O enfermeiro identifica situações de saúde/doença, prescreve e implementa medidas de enfermagem para promover, prevenir e proteger a saúde da gestante durante o pré-natal
ARAÚJO (2007), a consulta de enfermagem de conter: * Entrevista da gestante; * Exame Físico * Solicitações dos exames laboratoriais de rotina padronizados; * Diagnóstico; * Ações complementares.
No pré-natal, o enfermeiro desenvolve a educação em saúde, além de preparar a gestante físico e psicologicamente, o que beneficia ambas as partes.
De acordo com a Lei do Exercício Profissional da