Formação Leitora
TEMA CENTRAL: Formação leitora.
TÍTULO DO PROJETO: Mais leitura, mais leitores.
PERÍODO DE DURAÇÃO: Mínimo um ano.
PÚBLICO ALVO: alunos de Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio, professores, funcionários, equipe diretiva, comunidade em geral.
JUSTIFICATIVA:
Pensando na conversa com a vice-diretora, com as professoras da escola e com as observações realizadas nas turmas, o projeto aqui descrito vem ao encontro da formação do sujeito leitor de todas as partes envolvidas com o ambiente escolar, atribuindo grande valor a leitura por deleite. Leitura esta realizada através de livros e textos "que se entreguem à curiosidade crítica dos educandos e não que sejam lidos mecanicamente" (FREIRE, 2000, p.39), apenas pra cumprir conteúdos da grade curricular.
Procurei manter algumas estratégias que já acontecem na escola, elaborar novas e principalmente resgatar algumas que foram deixadas de lado, como a Parada da Leitura, por exemplo. Acredito que mais do que a importância de retomar esta estratégia, é conscientizar os professores sobre a leitura por deleite, e refazê-los pensar sobre o “conceito utilitário” (GIARDINELLI, 2010, p.32) que eles atribuíam à leitura, ou seja, a ideia de que se for conceder um tempo para isso em sala de aula deve-se haver um “por que”, deve-se haver um “ler para...”. Como afirma e aconselha Pennac (1995, p.121),
Uma só condição para se reconciliar com a leitura: não pedir nada em troca. Absolutamente nada. Não erguer nenhuma muralha fortificada de conhecimentos preliminares em torno do livro. Não fazer a menor pergunta. Não passar o menor dever. Não acrescentar uma só palavra àquelas das páginas lidas. Nada de julgamento de valor, nada de explicação do vocabulário, nada de analise de texto, nenhuma indicação biográfica... Proibir-se completamente "rodear o assunto". Leitura-presente. Ler e esperar. Não se força uma curiosidade, desperta-se.
Dessa forma, também propus algumas estratégias de formação leitora