FORMAÇÃO DOCENTE
AVELINO, Francielda Almeida Paulino - UFT francieldap@uft.edu.br BRITO, Kátia Cristina Custódio Ferreira - UFT katiacristina@uft.edu.br Linha de Pesquisa: Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes.
INTRODUÇÃO
A profissão docente é uma atividade complexa e o exercício de sua prática assenta-se em muitas variantes que envolvem o saber fazer da profissão. A formação do professor, por sua vez, é um processo que perdura durante todo exercício da profissão. Por isso, torna-se importante tanto a formação inicial como contínua. É nessa perspectiva que focalizamos o Estágio Supervisionado enquanto Pesquisa, como oportunidade de direcionar e redirecionar nossa ação docente.
OBJETIVOS
Apresentar reflexões sobre a prática docente e a contribuição do Estágio Supervisionado no processo de formação;
Analisar, especificamente, o espaço escolar, a sala de aula e a utilização dos recursos didáticos para uma melhor compreensão das variáveis que intervém no processo de ensino-aprendizagem;
Elucidar a importância do Estágio no processo de formação e a necessidade do aperfeiçoamento da prática docente contextualizada.
METODOLOGIA
Para o desenvolvimento deste trabalho optou-se pela Pesquisa Bibliográfica, análise documental e observação à partir da realidade encontrada na escola-campo onde o Estágio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi desenvolvido.
RESULTADOS E CONCLUSÕES
Durante o Estágio houve um considerável crescimento acadêmico proporcionado pela Investigação e Pesquisa no intuito de compreender a realidade da sala de aula e identificar os aspectos que perpassam o processo de ensino-aprendizagem. Todavia, uma prática pedagógica, que auxilia no processo de alfabetização precisa necessariamente estar fundamentada na prática reflexiva. Assim sendo, caberá ao professor planejar, avaliar e redirecionar sua ação pedagógica numa perspectiva de sempre estar melhorando sua prática