formação do petróleo
GEOLOGIA DO PETRÓLEO II
FORMAÇÃO DO PETÓLEO
SUMÁRIO
1. Introdução.
2. Os principais derivados do petróleo e sua utilização.
3. Métodos de perfuração.
4. Bibliografia.
INTRODUÇÃO
A FORMAÇÃO DO PETRÓLEO .
A formação do petróleo ocorre principalmente em regiões oceânicas com alta produtividade biológica e alto aporte de sedimentos finos. Em uma região marinha rica em nutrientes, há uma grande quantidade de organismos marinhos, principalmente planctônicos, na coluna d’água. Após a morte, estes organismos acabam se depositando no fundo do mar, onde são soterrados pelos sedimentos que também se depositam no fundo. Inicialmente, esta matéria orgânica soterrada sofrerá ação de bactérias presentes no sedimento, as quais modificam e degradam-na.
Com a contínua deposição de sedimentos no fundo, a pressão e a temperatura sobre esta matéria orgânica irá aumentar. Nesse ponto, já não há mais bactérias, e as ligações químicas dessa matéria orgânica serão quebradas somente devido ao aumento de temperatura e pressão da camada sedimentar. A transformação da matéria orgânica originada na superfície do mar em petróleo depende do gradiente geotermal das camadas sedimentares. Quanto mais profunda no sedimento, maiores serão as temperaturas e pressões sobre esta matéria orgânica, mais ligações químicas serão quebradas e maior será a qualidade do petróleo gerado. A qualidade do petróleo é medida pela sua densidade, quanto menos denso maior a qualidade.
O petróleo é formado em sedimentos impermeáveis e pouco porosos, porém após sua formação, ele acaba migrando para rochas sedimentares porosas e permeáveis através de falhas e fissuras nas rochas, por alívio de pressão. Como a pressão na rocha geradora é muito alta, depois de formado, o petróleo tende a abandonar essa rocha migrando para regiões no sedimento com menores pressões que ocorrem em rochas porosas e