Formação do petroleo
Todos os tipos de petróleo são compostos de hidrocarbonetos, mas também podem conter alguns traços de enxofre e de oxigênio. Freqüentemente, a jazida de petróleo está associada a um depósito de gás natural (combustível gasoso).
O petróleo se forma sob a superfície terrestre devido à decomposição de organismos marinhos. Os restos de animais minúsculos que vivem no mar se depositam no fundo dos oceanos. À medida que vão se acumulando outros depósitos, a pressão e a temperatura fazem com que os tecidos brandos dos organismos mortos se transformem em petróleo e em gás natural. Eles começam a subir através de poros microscópicos dos sedimentos situados por cima até encontrar uma camada impermeável, ou uma camada de rocha densa: é quando formam uma jazida.
Refino do petróleo A primeira etapa no refino do petróleo cru consiste em separá-lo em partes, ou frações, de acordo com a massa molecular. O petróleo cru é aquecido em uma caldeira e transferido para a coluna de fracionamento, onde a temperatura diminui à medida que a altura aumenta. As frações com maior massa molecular (empregadas para produzir, por exemplo, óleos lubrificantes e ceras) só podem existir como vapor na parte inferior da coluna, onde são extraídas. As frações mais leves (que serão usadas para produzir, por exemplo, combustível para aviões e gasolina) atingem alturas superiores e são extraídas aí. Todas as frações são submetidas a complexos tratamentos posteriores para que sejam convertidas nos produtos finais