Formação do Petróleo
HELOÍSA CÂMARA SANTOS
PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO, COMPOSIÇÃO QUÍMICA, FRACIONAMENTO E PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO
UBERABA – MG
2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA
PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO, COMPOSIÇÃO QUÍMICA, FRACIONAMENTO E PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO
Trabalho do Curso Engenharia Química da Universidade de Uberaba como parte das exigências da disciplina Química Orgânica.
Orientador: Prof. Mauro Luiz Begnini
UBERABA – MG
2014
1. Formação do Petróleo
A palavra petróleo é originada do latim “petrus” (Pedra) e “oleum” (óleo), isso indica que o petróleo teve origem através de pedras, já sendo conhecido antigamente e usado em impermeabilizações e diversas construções. Uma das teorias sobre a formação do petróleo, sendo esta a mais aceita, é a de que ele originou-se da decomposição de plantas e animais que teriam se depositado em grandes quantidades no fundo dos mares e lagos e até mesmo soterrados em depressões de terrenos.
A massa de detritos orgânicos teria sido submetida a altas pressões e temperaturas, ocasionando as reações químicas que a transformariam em gás e óleo. Como são menos densos que a água, o óleo e o gás flutuam, atravessando camadas de rochas porosas até encontrar uma camada impermeável, na qual se depositam ocupando os espações vazios. A expressão “Lençol de Petróleo” é incorreta, pois o petróleo não se apresenta sob a forma de lago subterrâneo e sim impregnado a rochas porosas.
A existência do petróleo pode ocorrer a poucos metros de profundidade, conforme as regiões, sendo necessário a perfuração dos poços, que, atualmente, atingem uma marca de 2 mil metros de lâmina d’água e 5 mil metros de perfurações terrestres.
2. Composição Química
O petróleo é uma substância oleosa e menos densa do que a água, sendo constituído pela mistura de milhares de compostos de carbono e hidrogênio, chamados de hidrocarbonetos. Perante