Formação do Mundo Conteporâneo
1)Identifique os principais personagens do filme Daens e a postura ideológica de cada um deles.
Daens: padre que defendia melhores condições de trabalho para a classe proletária, em uma pequena cidade belga (Aalst).
Woeste: Presidente do Partido Católico, defende os interesses da burguesia na parlamento e conta com o apoio da Igreja Católica.
Eugenne: O dono da fábrica representa a burguesia como um todo: detentores dos meios de produção e que oprimem e exploram seus funcionários para obterem o máximo lucro.
Nette(mulher): Ela busca promover uma revolução na fábrica onde trabalha e na cidade em que vive (lidera esse movimento) em busca de melhores condições de vida para o proletariado.
Schmitt: contra-mestre, obriga as crianças e as mulheres a trabalharem arduamente e assedia sexualmente as mulheres, principalmente Nette, a qual chega a estuprar.
Franz: Pai de Nette, trabalhava na fábrica mas foi despedido; tem vários filhos para criar e até os mais jovens trabalham na fábrica.
Monsenhor: Bispo da Igreja Católica que deixa-se influenciar pelos interesses da burguesia; persegue Daens transferindo-o de Aalst, enviando-o por alguns dias a Roma,etc.
Irmão de Daens: dono da gráfica e que tem os mesmos ideais de seu irmão.
Radicais: reprimem violentamente os socialistas e aqueles que se oponham aos burgueses.
Líder dos socialistas/jornaleiro: defende os ideais socialistas
2 analise as lutas em torno do sufrágio universal.
As lutas pelo sufrágio universal (direito de voto) têm dois lados opostos, como uma moeda; de um lado estão os burgueses e a igreja, apoiada por eles, que não querem o sufrágio universal, pois seria uma ameaça à sua hegemonia (dominação). O proletariado, por outro lado, quer o direito de votar, para que pudesse de alguma forma lutar por seus direitos e reduzir os poderes quase ilimitados dos burgueses sobre eles (os funcionários).OBS: lembrar do padre passando de