Formação do mark-up
O Mark-up ou fator “K” pode ser “definido“ como um índice ou percentual que irá acrescentar aos custos e despesas, o que não significa que deva ser reaplicado linearmente a todos os bens e serviços”. É um termo usado em marketing para indicar quanto do preço do produto esta acima do seu custo de produção e distribuição. Pode ser expresso como uma quantia fixada ou como percentual. O valor representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preço de venda. Na formação do preço de venda dos produtos de uma empresa, tem que ser lembradas várias variáveis. Porém o custo é uma variável fundamental para formação do preço. Os que mais influenciam na decisão dos preços são: concorrentes, clientes e custos.
a) Clientes, deve sempre levar em questão o preço pelo ponto de vista do cliente, o aumento do preço pode fazer com que o produto sofra uma rejeição pelo consumidor, trocando ou preferindo produto da concorrência.
b) Concorrentes, a concorrência influência na formação dos preços, quando a empresa tem concorrência ela obriga-se a reduzir preços, contudo se a mesma não tiver concorrência numa dada posição pode elevar seus preços.
c) Custo, o preço de venda é fixado de forma que exceda os custos de fabricação. Todo preço balizado para a venda do produto deve ser formado para que este possa cobrir todos os custos, as despesas fixas, as despesas variáveis da venda e os impostos, de forma que o valor restante venha propiciar um lucro rentável na venda.
1.1 FINALIDADE DO MARK-UP
O fator de mark-up, tem por objetivo ministrar recursos financeiros para cobrir os custos associados ao processo de vendas, ou seja, impostos, taxas, despesas administrativas fixas, despesas de vendas fixas, custos indiretos de produção fixas e lucro. É a referência que se utiliza para definir o preço de venda do produto, tomando embasamento o custo do produto. Os custos embutidos no processo de fabricação dos produtos são a