Formação do Capitalismo no Brasil
Formação do Capitalismo no Brasil
NOME DO ALUNO – R.A:– Turma:
NOME DO ALUNO – R.A:– Turma:
NOME DO ALUNO – R.A:– Turma:
NOME DO ALUNO – R.A:– Turma:
NOME DO ALUNO – R.A:– Turma:
NOME DO ALUNO – R.A:– Turma:
Introdução
O capitalismo teve seu início na Europa a partir do feudalismo, ele corresponde à acumulação de recursos financeiros e materiais que têm sua origem e destinação na produção econômica.
No capitalismo encontram-se três fases que são:
O Comercial, que foi marcada pela expansão marítimas das potências da Europa Ocidental na época;
O Industrial, marcado por grandes transformações econômicas, sociais, politicas e culturais;
O Financeiro, que corresponde a um tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poder econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.
Já no capitalismo no Brasil foi especializada em completa a economia metropolitana, exportado matéria-prima e importando produtos industrializados.
Sumário
Início do Capitalismo
O capitalismo teve seu inicio na Europa a partir do feudalismo, que neste momento passava por uma grave crise decorrente da catástrofe demográfica causada pela Peste Negra. A Europa passou por um intenso desenvolvimento urbano e comercial e, consequentemente, as relações de produção capitalista se multiplicaram, diminuindo as bases do feudalismo. Na idade Moderna, os reis expandem seu poder econômico e político através do mercantilismo (conjunto de práticas econômicas) e do absolutismo (poder absoluto).
Com o absolutismo e com o mercantilismo o Estado passava a controlar a economia e a buscar colônias para adquirir metais (ouro e prata) através da exploração. Isso para garantir o enriquecimento da metrópole. Esse enriquecimento favoreceu a burguesia, que passa a contestar o poder do rei, resultando na crise do sistema absolutista. E com as revoluções burguesas, com