CONCRETO
AGREGADOS DE LAMA VERMELHA
Carlos Rodrigo Costa Rossi
Graduando em Engenharia Civil, Universidade Federal do Pará – e-mail carlosrossi03@hotmail.com Michelle Azulay Ramos
Graduanda em Engenharia Civil, Universidade Federal do Pará – e-mail michelle.azulay@yahoo.com.br Dênio Ramam Carvalho de Oliveira
Professor Doutor, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Pará – e-mail denio@ufpa.br Palavras chaves: Lama vermelha, Agregado graúdo, Abrasão hidráulica.
RESUMO
Um problema grave e ainda sem solução que agride as barragens brasileiras é a abrasão hidráulica do concreto. Poucas propostas tiveram êxito e poucas informações são encontradas na bibliografia nacional. Este trabalho visa analisar o grau de deterioração de superfícies de concreto expostas à ação abrasiva hidráulica, utilizando como camada reparadora concretos com agregados graúdos advindos do rejeito industrial Lama Vermelha. Foram utilizados agregados produzidos com 80% de Lama Vermelha (LV) e 20% de areia fina, além do seixo rolado como referência.
Na primeira fase da pesquisa foram determinadas as propriedades físicas e mecânicas dos concretos e agora são apresentados os resultados finais, que se mostraram satisfatórios quando comparados a outros resultados encontrados na literatura. Tanto os nove corpos-de-prova quanto os ensaios dos mesmos foram de acordo com norma ASTM C1138.
INTRODUÇÃO E OBJETIVO
Uma das patologias mais problemáticas em estruturas de concreto de usinas hidrelétricas (UHE’s) é a erosão, sendo por abrasão ou cavitação. A erosão por abrasão hidráulica resulta do efeito abrasivo de materiais sólidos transportados pelo fluido em movimento. Essas partículas podem ser de silte, areia, rochas e fragmentos da própria superfície entre outros. O dano por abrasão é verificado pela inspeção da superfície, a qual se apresenta lisa e plana, com aspectos desgastados;
Condutos de evacuação,