Formação do bairro Abadia em Uberaba
Romulo Borges Arruda 1 Sandra Mara Dantas 2
Resumo
Este artigo tem o objetivo de entender como a Igreja de Nossa Senhora da Abadia de Uberaba contribuiu, desde a sua criação, na formação e consolidação do bairro Abadia, o qual está inserida. Quais práticas e discursos foram necessários para que a igreja fosse importante para o bairro, e vice-versa, e como o processo de povoamento do bairro e a criação da capela podem ilustrar como um indivíduo histórico em seu tempo, através do conhecido e do implicado, pode contribuir para a historiografia pós-moderna, com uma história fragmentada, de âmbito regional. Qual a contribuição do imaginário popular para a compreensão social/cultural desta relação igreja/bairro? Qual a contribuição da obra “A escrita da história”, de Michel de Certeau para a compreensão do ponto de vista historiográfico?
Palavras-chave: Abadia; Bairro; Igreja.
1. INTRODUÇÃO
Uberaba é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Localiza-se na região do Triângulo Mineiro, pertence à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e à microrregião de mesmo nome. Sua população em julho de 2013, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 315.360 habitantes, 3ª oitava mais populosa do estado e a 82ª mais populosa do Brasil, contando com mais de 175 bairros e um crescimento populacional de aproximadamente 3 000 habitantes por ano. É considerada uma cidade-polo e seu produto interno bruto é o 72° maior do Brasil (UBERABA, 2014).
As religiões predominantes são: Catolicismo, Espiritismo e Protestantismo. Entre as festas religiosas tradicionais em Uberaba incluem-se a Folia de Reis e a Festa de Nossa Senhora da Abadia que no dia 15 de agosto de 2007 foi reconhecida pela Igreja Católica e pelo