Formação de Motorista Militar
Peças com cargas pesadas podem receber uma combinação ótima de alta força, tenacidade e, quando aplicável, resistência à temperatura.
Tais peças podem ser feitas mais leves ou mais rígidas em função de sua força superior
Ferramentas e matrizes atingem a resistência térmica e ao desgaste mantendo a sua tenacidade
Peças que precisam de polimento para remover as irregularidades adquirem a usinabilidade necessária
Para todos estes propósitos, se as peças forem feitas de aços inoxidáveis martensíticos, a resistência à corrosão somente estará disponível após o tratamento térmico
Aços para ferramentas: as propriedades desejadas de alta dureza, resistência térmica e contra desgaste e usinabilidade só podem ser proporcionadas por endurecimento.
Aços inoxidáveis martensíticos: estes aços somente adquirem sua máxima resistência à corrosão por meio de endurecimento.
Na marinha mercante, são designados "motoristas" os profissionais da secção de máquinas/seção de máquinas das embarcações propulsadas a motores de combustão interna (MCI).
O aumento do uso de MCI pela marinha mercante, na primeira metade do século XX, levou à necessidade da criação de profissionais especializados neste tipo de motores, que assumiram, em relação aos mesmos, funções análogas às que os maquinistas tinham em relação às máquinas a vapor.
Aos motoristas de embarcações compete, normalmente, a responsabilidade pela condução, manutenção preventiva e pequenas reparações das instalações de MCI marítimos de potência até 600 cv, das embarcações pesca e das embarcações de comércio de tráfego local, de navegação costeira e de cabotagem. Nas embarcações de comércio de longo curso ou com MCI de potência superior a 600 cv, estas funções são assumidas por oficiais de máquinas. Os motoristas e os oficiais de máquinas são auxiliados nas suas funções por ajudantes de motorista pertencentes ao escalão profissional de marinhagem.
Na atualidade,