asteraceas
DESENVOLVIMENTO VEGETAL:
A- AUXINAS: A auxina foi o primeiro hormônio descoberto em plantas.
Aspectos regulados pelas auxinas: alongamento do caule, dominância apical, formação de raízes, desenvolvimento dos frutos e tropismo.
Auxina vem do grego “auxein” que significa “aumentar” ou “crescer”.
Em meados de 1930 foi determinado que a auxina era o ácido indol-3-acético
(AIA), sendo o mais abundante e de maior relevância fisiológica. Com base na estrutura relativamente simples do AIA, os laboratórios foram capazes de sintetiza uma grande variedade de moléculas com atividade auxínica.
Assim, as auxinas podem ser definidas como compostos com atividade biológica similar ao AIA, incluindo a capacidade de promover o alongamento de coleóptiles de segmentos de caules, divisão celular em culturas de calos, formação de raízes adventíceas em folhas ou caules excisados entre outros .
a) O AIA é sintetizado nos meristemas, folhas jovens, frutos e sementes em desenvolvimento: A biossíntese de AIA está associada aos tecidos com rápida divisão celular e crescimento, especialmente nas partes aéreas.
O AIA é estruturalmente relacionado ao aminoácido triptofano, tendo os estudos iniciais sobre a biossíntese de auxina indicado esse aminoácido como provável precursor. b) A maior parte do AIA na planta está na forma covalentemente ligada: Embora o AIA livre seja a forma biologicamente ativa do hormônio, a grande maioria da auxina dos vegetais é encontrada no estado covalentemente ligado.
Essas auxinas conjugadas ou “ligadas” foram identificadas em todos os vegetais superiores e são considerados hormônios inativos. 2
c) Transporte de auxina:
O eixo principal das partes aéreas e das raízes, juntamente com suas ramificações exibe uma polaridade estrutural ápice-base, cuja origem está no transporte polar da auxina. Esse tipo de transporte unidirecional é denominado transporte