Formação da paisagem de viçosa
442 palavras
2 páginas
Pelo fato da atual paisagem de viçosa ser composta por topos de morros que praticamente se igualam na altura e possuem planícies relativamente extensas, pode se dizer que a anos atrás, esse mesmo local era um chapadão, durante uma época de clima seco, se formou uma superfície de aplainamento na região. No decorrer da história, com as constantes mudanças entre clima seco e clima úmido, a planície, com a ação dos intemperismos e das lixiviações, ao poucos , em meio de erosão, foi se dissecando e formando Canyons, que posteriormente, pela falta de vegetação, vinda de um período de clima seco, foram preenchidos com sedimentos, criando um local colmatado, isso pode se comprovar pela profundidade dos depósitos de sedimentos encontrados nos terraços, dentre esses sedimentos, são encontrados cascalhos arredondados, oque indica que naquele local a priori passava um rio. Posteriormente, já em condições mais úmidas, essas áreas de colmatagem, modificadas pelo rápido aprofundamento dos cursos de água, propiciaram a formação dos terraços.
O local onde se encontra a ufv, é um terraço fluvial, o que indica que ali pode ter sido um leito maior, o leito menor do rio pode ter diminuído, parando de causar inundações na área do campus . O solo da região, por ser originado do Gnaisse, possui diferentes tipos de coloração, os mais esbranquiçados são a parte do gnaisse com maior teor de feldspato, já a cor escura do horizonte A se da devido a quantidade de matéria orgânica presente. O horizonte B, de espessura variável, tem cor amarelada devido a goethita, e o C, horizonte muito profundo, tem influencia da hematita e da caulinita na sua cor rósea.
o horizonte A é formado pelos primeiros centímetros e tem cor escurecida, sendo, po rtanto, mais rico em matéria orgânica. O horizonte B tem espessura variável, em geral poucos metros, tem cor amarela (goethita) e é bastante resistente à er osão. O horizonte C é muito profundo, em geral tem cor rósea (hematita + caulinita) sendo