Formação da Migração Brasileira
Portuguesa para a colonização do Brasil. Já no século XX, por força da guerras mundiais muitos viram a necessidade de se refugiar e nos dias atuais há uma crescente procura por nosso país.
Pelas políticas externas, pela crise no sistema financeiro mundial, pelo desenvolvimento nacional, nota-se uma alteração no fluxo imigratório onde, há tempos, inúmeros brasileiros iam para o exterior em busca de melhoria de visa e hoje são os extrangeiros que buscam o Brasil com anseio de oportunidades. Não raramente os jornais noticiam casos de pessoas que se submetem a atitudes desumanas para chegar aqui. Por exemplo, africanos que se escondem em compartimentos dos cascos de navios, passando fome, sede e outras necessidades, pondo a própria vida à sorte. Outro exemplo é de nossos visinhos bolivianos, que lá no seu país de origem estão sujeitos a uma sociedade desestruturada e vendo a esperança no Brasil, se mudam para e aqui são usados como mão de obra escrava. Também a recente onda de haitianos que buscam nosso país para fugir da catastrofe social a qual se encontra o Haiti. Contudo, a vinda de imigrantes gera em nossa sociedade vários transtornos, pois o Estado já encontra grande dificuldade em atender as necessidades de seu povo e com a chegada de mais gente esse sistema pode entrar em colapso. A prova disso está na cidade acreana de Brasileia, a qual se encontra superlotada de imigrantes, sem locais para acomodar a todos, sem emprego, pequena infraestrutura na saúde, eles se alimentam graças a ajuda governamental, pois a estrutura da cidade não comporta tal situação.
Enfim, os movimentos imigratórios descontrolados constituem um grande impacto social. Deve-se efetivar formas de controle de entrada e imigrante, bem como estabelecer políticas públicas para realocar os que aqui já estão para a inserção na