Seminario de geografia colegio sesi
2-Colonização de povoamento - quando os europeus iam viver nas regiões conquistadas;
Colonização de exploração - com a intenção de retirar recursos e riquezas das terras exploradas.
As etnias que formaram a sociedade brasileira (índios, africanos e brancos europeus).
Índios AUTÓCTONES, negros de origem africana e brancos europeus formam a tripé da sociedade brasileira, cada qual com religião, língua, culinária, vestimentas, datas comemorativas, folclore etc, peculiares.
3-Os índígenas. A colonização deu início a um processo de genocídio dos índios brasileiros, que passam a ser perseguidos, expulsos de suas terras, escravizados e mortos ao resistirem. Quando os portugueses aportaram nestas terras, os indígenas somavam cerca de 4 milhões. Hoje, é de aproximadamente 400 mil pessoas.
Os africanos. A presença da cultura africana também é muito importante na formação da identidade brasileira. Os principais grupos vieram do: Congo, Golfo do Guiné, Angola, Nigéria e Moçambique. Populações praticamente sequestradas: cerca de 5 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil como escravos para atender aos interesses do mercantilismo europeu.
Mercantilismo é a primeira fase do capitalismo: a colônia comerciava apenas com sua metrópole.
Os negros não aceitaram passivamente a exploração. Fundaram quilombos, espécie de vilas onde refugiavam e tinham autonomia (os quilombolas).
Existem atualmente 743 comunidades remanescentes de quilombos (2% do território nacional).
Os europeus. Estão presentes no território brasileiro desde o início do processo de colonização. A influência europeia é muito forte no campo cultural e religioso: Igreja