Formação Continuada
MÁRCIA RICARDO FERREIRA CORRÊA
FORMAÇÃO CONTINUADA:
REPENSANDO A PRÁTICA EDUCATIVA
Universidade Paulista - UNIP
São Paulo
2007
JUCIMARA BARBOSA PEREIRA
MÁRCIA RICARDO FERREIRA CORRÊA
FORMAÇÃO CONTINUADA:
REPENSANDO A PRATICA EDUCATICA
Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção da Licenciatura Plena do Curso de Pedagogia, a Universidade Paulista - UNIP, sob orientação do Profº. Nonato Miranda e co-autoria da Profª. Maria Efhigênia.
São Paulo
2007
Olhares
“Olhar o passado para compreender o presente “escrevo porque à medida vou me entendendo e entendendo o que quero dizer, entendo o que posso fazer. Escrevo porque sinto necessidade de aprofundar as coisas, de vê-las como realmente são...”.
Clarice Lispector
RESUMO
Dentro do contexto educacional contemporâneo, a formação continuada é uma das vias necessárias para a conquista da qualidade do ensino. A Formação continuada de professores é mecanismo primordial e imprescindível no desencadeamento de mudanças em sua práxis. Tais mudanças não ocorrem somente pela incorporação de novos paradigmas da sociedade. A formação não se faz antes da mudança de postura do docente, mas durante o processo: o professor deve estar preparado para reconhecer que não domina todas as informações. Esta postura, por si só, já é consideravelmente instigadora para alcançar a formação continuada dos professores. É dentro desta perspectiva que daremos início a discussão gerada em torno do trabalho docente diante das transformações do mundo moderno, sua influencia na prática educativa, a necessidade de competência, bem como a formação ao longo de toda a vida.
PALAVRAS – CHAVE: competência; formação de professores; prática educativa.
SUMÁRIO