formaçao politica social
CURSO: Serviço Social - 2º Bimestre/2012
DISCIPLINA: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
TUTOR À DISTÂNCIA: Profa. Ma. Laura Santos
PROFESSOR À DISTÂNCIA: Profa. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
TUTOR PRESENCIAL: Prof. Mª. Socorro dos Santos
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DO SERVIÇO SOCIAL
Sobradinho-DF, 17 de setembro de 2012.
INTRODUÇÃO
Este relatório aborda as várias etapas do serviço social no Brasil, onde inicialmente será comentado sobre o surgimento da atividade de assistência social, o serviço social: a ilusão de servir, em seguida vem a parte da introdução do serviço social, sua finalidade e atuação no Brasil e finalmente será abordado sobre os problemas sérios em nossa sociedade, como gravidez precoce e abandono de nossas crianças.
1. O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
Através do filme “tempos moderno” e o texto “serviço social e assistência social no Brasil”, pode-se verificar vários tópicos em comum como por exemplo: o filme retrata a revolução industrial e inchaço populacional que a revolução trouxe para as cidades e com isso o surgimentos de vários problemas sociais, dentre eles, a falta de alimentação, saúde e moradia, além disso, a falta de mão de obra qualificada, fator que causava muito desemprego.
Com a crise industrial, muitas empresas fecharam as portas, deixando muitos operários desempregados e sem assistência alguma os levando para a marginalização.
O texto também relata esta realidade, mostrando à necessidade de disciplinar a mão de obra para o mercado de trabalho, sendo o serviço social e a assistência social de suma importância para que isso ocorresse. Houve a necessidade de controlar a massa operaria fazendo com que o Estado absorvesse parte das reivindicações populares, ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social, visava com isso principalmente atrelar as classes