Gestao de Alta Complexidade
Gestão de Alta Complexidade
MBA Executivo
José Marcos L. Mesquita
Prof.: Carlos Gabriel Caruy
Por que a gestão do hospital é considerada de alta complexidade ? Quais os principais fatores que exemplificam isso ?
Hospitais são instituições responsáveis por proporcionar o atendimento e o tratamento das pessoas, onde se trabalha diariamente com a vida, o que faz com que nenhuma falha seja aceitável, e muitas vezes traga conseqüências irreparáveis, sendo assim há a necessidade de uma gestão de alta complexidade, pois a simples falta de estoque de um medicamento pode causar a morte de um paciente, um equipamento que esteja em manutenção pode impedir a realização de uma cirurgia, o que não ocorre em um sistema comercial, onde a falta de um produto simplesmente acarreta uma venda perdida, e não uma vida.
Quais os sistemas envolvidos no hospital e quais são os seus constituintes ?
O Plano de Gestão da Qualidade do Hospital Sírio-Libanês é um importante instrumento de apoio à política de gestão da instituição, ao promover a interação harmônica e sinérgica dos diferentes setores do hospital, incluindo a área médica, tecnológica, administrativa, assistencial, de ensino e de pesquisa. Esse Plano tem como objetivo avaliar, medir e readequar sistematicamente todos os processos de atendimento, garantindo, assim, a melhoria contínua da qualidade dos serviços e a segurança do paciente.
Por meio desse instrumento também são sustentadas as demais políticas estabelecidas pela instituição, o que possibilita atender o compromisso da direção e das lideranças de oferecer um atendimento de excelência aos pacientes.
O Plano de Gestão da Qualidade desenvolve, implementa e monitora os processos relacionados à melhoria contínua das práticas assistenciais e administrativa. São eles:
Segurança do Paciente
Certificação de Programas de Saúde
Sistema de Gestão Integrada da Saúde do Trabalhador
Gestão Ambiental
Campanhas e Projetos
Joint Commission