Formas de incentivo do rh
RH deve ter um posicionamento muito forte e claro nos processos de mudanças pelos quais passam as organizações. Os profissionais da área precisam compreender as tendências e o cenário externo e interno para atuar decisivamente, deixando de ser apenas um coadjuvante nestes processos, para tomar o papel de condutor. Esta visão foi trazida pela diretora de Infra-Estrutura e Finanças do Boticário, Maria Carolina Zani, por meio de um estudo da realidade da sua empresa.
Os profissionais devem saber interpretar o cenário que se apresenta para poder transformá-lo em estratégias organizacionais e em resultados. Entretanto, a análise do ambiente no qual a empresa está inserida deve levar em conta outros fatores como a visão, missão e os valores da organização e os objetivos do negócio, ou seja, cada empresa deve interpretar os cenários segundo suas especificidades. Maria Carolina acredita que o grande papel do RH não é preparar a empresa para os processos de mudanças, mas para aprender a pensar, assim ela vai estar preparada para todos os cenários. Portanto, o que vai fazer mesmo a diferença, seja em momentos de mudanças ou não, serão as pessoas. Desta forma, a organização estaria preparada para responder a qualquer novidade, tornando-se sempre competitiva.
Pergunta-se:
Para gerir a mudança, de forma que ela atenda aos objetivos organizacionais, o RH deve promover algumas ações. Dentro de uma das escolhas abaixo, como isso poder ocorrer? * Promover um ambiente ou dar condição de desenvolvimento do trabalho criativo; * Promover a capacitação dos gestores de negócio em planejamento e gestão de performance numa cultura de resultados e voltada para o cliente; * Influenciar e propor políticas e práticas que atraiam e retenham talentos.
Influenciar e propor políticas e práticas que atraiam e retenham talentos.
No inicio do próprio processo seletivo já e