Fazer certo a vantagem da qualidade
DO GESTOR DE NEGÓCIOS VERSUS RH
Por Felipe Westin*
Parece simples falarmos sobre Gestão de Pessoas, porém é algo bastante complexo e que envolve várias áreas da Organização. Afinal estamos falando de pessoas, que possuem necessidades, desejos e aspirações bastante diferentes entre si.
É importante fazer esta distinção entre o papel do Gestor de Pessoas e a área de RH para se evitar mal entendidos, ou falta de clareza de quem é responsável pelo que. Até porque esta falta de entendimento pode ocasionar prejuízos importantes na Gestão dos Talentos da Empresa. No passado muitas coisas eram centralizadas em RH. Quando foi criado o conceito de “Departamento Pessoal”, praticamente todas as atribuições de contratação e de demissão de pessoas eram feitas pelo Departamento Pessoal. Na verdade o foco era muito maior na administração dos processos administrativos do que propriamente na Gestão de Pessoas. Com o decorrer dos anos este conceito foi se modificando até chegar nos dias de hoje. Evoluiu-se da Gestão Administrativa para a Gestão Estratégica de Pessoas.
Muitas coisas de caráter administrativo foram sendo terceirizadas ao longo do tempo, para que o RH pudesse se concentrar em coisas que agregam mais valor ao negócio. Muitas atribuições que eram feitas por Recursos Humanos também foram descentralizadas ao máximo para os Gestores, pois estes estão mais próximos das pessoas, e, portanto, conhecem em maior profundidade as necessidades e o potencial delas. Por exemplo, planejamento dos aumentos salariais, bônus, incentivos, avaliação de desempenho, planos de desenvolvimento, etc. Muitas dessas coisas antigamente eram feitas por RH, e hoje são feitas pelas respectivas áreas de negócios.
A área de Recursos Humanos sofreu uma grande transformação nestes anos, para deixar de ser apenas um setor de Administração da Empresa, para se tornar um parceiro estratégico do negócio na Gestão de Pessoas. Até porque em função da