Formas de governo no brasil
Monarquia
Monarquia é uma forma de governo no qual o seu governante permanece como chefe de Estado de forma vitalícia, continuada, até sua morte ou abdicação. Este governante é conhecido como monarca. Na era contemporânea , principalmente depois do iluminismo, surgiram monarquias constitucionais, presentes no Reino Unido, Austrália, Suécia, entre outro países.
Na monarquia há o conceito de poder hereditário, o trono é passado de pai para filho ou demais descendentes. Há também monarquias eletivas como a do Vaticano, onde o Papa é eleito antes de empossar os poderes eclesiásticos e religiosos.
O termo monarca tem origem do grego “monarkhía” , e significa “líder e chefe”. Numamonarquia absoluta, o detentor do trono governa como autocrata, com poderes absolutos para promulgar leis, punir e impor decretos.
Na monarquia constitucional, o rei é mais uma figura que reina , mas não governa, obedecedor da Constituição de seu país. O povo é representado pelo parlamento. O monarca neste cenário de Estado serve como base de continuidade de Estado e representações em diversos tipos de cerimônias.
República
República Velha, República da Espada, presidência civil, Política dos governadores, café-com-leite, divisões, Aliança Liberal, coronelismo, Revolução de 30. Marechal Deodoro da Fonseca: primeiro presidente do Brasil
O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.
A República da Espada (1889 a 1894) Proclamação da República (Praça da Aclimação, atual Praça da República, Rio de Janeiro, 15/11/1889)
Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da