Formas de Conhecimento
Agradeço primeiramente a Deus, criador de todas as coisas, quem me proporcionou chegar aqui. Aos meus pais, familiares, amigos, sem vosso apoio não chegaria aqui.
Não vale apena viver por viver.
Natiruts
As formas de conhecimento podem ser das mais diversas, e no livro Fundamentos de Metodologia Científica (2003), as autoras enumeram, além do conhecimento científico, que hoje tem o principal papel, os de: conhecimento popular, filosófico e religioso.
Nesse sentido, conceituaremos cada um, depois colocarei em evidéncia a ciência, que hoje tem um papel de extrema relevância. Mas também questionando essa relevância. E para finalizar o trabalho, analisarei a dualidade entre “ideologia” e “objetividade” no universo das Ciências Humanas.
Enumerei para ser a primeira forma de conhecimento a ser explanada, a popular. Mas antes de mais nada, quero deixar claro duas coisas. A primeira é que a Ciência não é a única forma de saber, nem de acesso ou acúmulo de conhecimento, e a outra é acerca da verdade, ela deve ser questionada, a veracidade no saber popular é quase nula, partindo de um pressuposto científico.
O conhecimento popular, atrelado ao senso comum, é a mais antiga forma de saber. Desde os primórdios existe no homem a necessidade de explicar aquilo que o rodeia, sendo inerente ao ser humano a busca incessante de explicar seu mundo. Carente de técnicas que o possibilitasse uma melhor análise, o homem ao longo do tempo fez diversas explicações, a maior parte delas ligadas a algo transcendente. Nesse ponto, vale ressaltar, que não podemos chegar e dizer que os mesmos não estão a par da verdade, essa era a verdade para os mesmos, isto é, naquele contexto essa verdade se