Formas de Conhecimento
O conhecimento pode também ser relacionado a um processo ou a um resultado obtido da aprendizagem surgida através do acúmulo de hipóteses, teorias, conceitos etc. Acontece que todo resultado é inseparável de um processo, portanto, o conhecimento trata-se de um processo de aprender, apreender e compreender, isto é, tomar conhecimento de algo, assimilar mentalmente e entender esse algo, ou seja, ter uma ideia clara, racional.
A definição clássica de conhecimento é originada por Platão e diz que o conhecimento se baseia na crença verdadeira e justificada. Aristóteles o divide em três áreas: científica, prática e técnica.
Mas, o que é conhecer? "Conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 13). Para que exista conhecimento, em tal aspecto, segundo o doutor Wilson Correia, fazem-se necessários três elementos: (1º) O sujeito, que é o ser que conhece; (2º) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer; (3º) A imagem mental em forma de opinião, ideia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que conhece. Nesse processo, o ser humano que é “pensante-sentinte-comunicante” formula pensamentos e sentimentos e os transmite por meio da linguagem – falar, escrever, gesticular etc.
Segundo Arendt¹ “a distinção entre as duas faculdades, razão e intelecto, coincide com a distinção entre as duas atividades espirituais